segunda-feira, 25 de abril de 2011

Crítica do Filme "O iluminado": Um clássico do terror

Vencedor do Saturn Award na categoria melhor ator coadjuvante (Scatman Crothers). Indicado nas categorias melhor filme de terror, melhor diretor e música.

 

O Overlock Hotel isolado nas Montanhas Rochosas do Colorado nos EUA guarda muitos segredos. Sua história é marcada por muito sangue. O Overlock é também uma das personagens neste clássico do terror “O iluminado”, filme baseado no assustador romance escrito por Stephen King e dirigido por Stanley Kubrick, um dos grandes cineastas do século XX. As outras notáveis personagens incluem o novo zelador do hotel, o ex-alcólatra Jack Torrance, brilhantemente interpretado por Jack Nicholson (o insano coringa de Tim Burton já mostrava suas facetas sinistras). Sua esposa, Wendy (Shelley Duvall, não menos brilhante) e seu filho Danny (Danny Lloyd, seis anos de idade e muito talento). E não podemos esquecer-nos do cozinho paranormal Dick Hallorann (Scatman Crothers).

No filme, o medo das três personagens principais é explorado, isoladas de quaisquer outros contatos humanos. Stanley Kubrick mostra o gradual enlouquecimento de Jack, que acontece aos poucos sem que ele perceba. O diretor concentra-se no aspecto psicológico de Jack, segurando a tensão o máximo possível. O hotel aproveitando-se das fragilidades e medos do personagem, tenta convencer Jack a manter sua família no Overlock para sempre, e sempre e sempre. Principalmente Danny, “o iluminado” do título, o garoto é um poderoso paranormal e “ilumina” o hotel, acordando os horrores fantasmagóricos que ele guarda.

Kubrick, entre outras coisas, era obcecado pela imagem, por isso as tomadas belíssimas do filme que contribuem para mostrar o aspecto desolador do hotel e aumentar ainda mais a constante tensão. Difícil esquecer o intricado labirinto de cerca viva ou o corredor por onde Danny brinca ou mesmo a premonição de sangue do garoto. Mas o que não saiu da mente de muitas pessoas, entrando para a história do cinema como uma das cenas mais assustadoras de todos os tempos, Jack quebrando a porta com um machado e dizendo: “Here´s Jonhny!”
Por: Bruna Rios
www.planeta-kaos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário